No início de 2018, a consultoria de investimentos alternativos Tower Watson publicou um estudo cujo título resume, de forma objetiva, o principal motivo por que os investidores institucionais deveriam aumentar sua exposição à dívida privada. O título do estudo é: "Em busca de retornos na renda-variável com riscos similares à renda-fixa."

Em suma, os investimentos em dívida privada têm o potencial de melhorar o perfil dos retornos ajustados ao risco de um portfólio diversificado, especialmente para investidores prontos a aceitar o fator de baixa liquidez e a implantar uma estratégia de longo-prazo.
A figura abaixo mostra um resumo e uma comparação das principais características dos investimentos em ativos de dívida privada:

TABELA 2: DÍVIDA PRIVADA X TÍTULOS DE ALTO-RENDIMENTO X EMPRÉSTIMOS PRIVILEGIADOS BANCÁRIOS

Chart 2

Em um estudo recente realizado pelo gestor de fundos estadunidense Nuveen, os autores coletaram dados de risco e de retorno de dois grandes segmentos de capital privado: empréstimos pequenos e de médio porte e portfólios de empréstimo mezanino, e compararam esses dados com outros segmentos de investimento em renda-fixa e com as correlações entre os diferentes tipos de investimento em crédito. Os resultados estão resumidos nas tabelas abaixo:

Exhibit 6
Exhibit 3

No Brasil, os dados de risco e retorno dos fundos de dívida privada ainda são muito limitados. No entanto, ao analisar o desempenho de um dos principais fundos da Captalys Orion no Brasil, nós constatamos o seguinte: a) a qualidade da equipe de gestão, b) a visão de longo-prazo, c) o apetite por menos ativos líquidos e d) a capacidade de gerar oportunidades de investimento atraentes são eficazes na geração de retornos que acabam por compensar, de longe, os riscos envolvidos.

  • Desde a sua criação em setembro de 2011, o fundo gerou rendimentos de 185,25% ou 185% da variação do CDI no período;

  • Em 2017, as quotas do fundo foram estimadas em 17,02% ou 171% do CDI;

  • Em 2018, de janeiro a outubro a rentabilidade acumulada da Captalys Orion atingiu 10,91% ou 203% da variação da CDI no período.